Principais métricas para avaliar o desempenho do seu site

Neste post, vamos explorar as principais métricas para avaliação do desempenho do seu site. Vamos analisar essas métricas e entender como elas podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do seu site. 

Veremos sobre a importância da compreensão destas métricas para identificação dos resultados das estratégias bem como pontos de melhoria. Ficou interessado? Continue a leitura para saber mais! 

 

Principais métricas para avaliar o desempenho do site

Tempo de carregamento da página:

Importância do tempo de carregamento rápido

O tempo de carregamento das páginas é crucial para o sucesso do site. Vivemos em um mundo imediatista, onde os usuários estão cada vez mais impacientes, buscando experiências rápidas, fluidas e eficientes. 

A experiência do usuário é um dos fatores principais para o sucesso de um site, e um site que carrega rapidamente, proporciona ao usuário uma boa experiência, o que aumenta sua satisfação e a probabilidade de permanecer ou até mesmo retornar ao site. E é exatamente por isso que a taxa de rejeição está diretamente ligada ao tempo de carregamento, já que se um site demorar pra carregar, é provável que os visitantes abandonem a página antes mesmo de visualizar o conteúdo.

Ferramentas para medir o tempo de carregamento

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para medir o tempo de carregamento do site. Uma das opções mais populares é o Google PageSpeed Insights, capaz de oferecer uma análise completa do desempenho do site e seus Core Web Vitals, além de sugestões e oportunidades de otimização. 

Outra ferramenta muito usada é o GTmetrix, que também é muito poderosa, capaz de fornecer dados sobre o tempo de carregamento, tempo de renderização e sequência de carregamento de recursos. 

Estratégias para melhorar o tempo de carregamento

Quando pensamos no tempo de carregamento do site, existem algumas estratégias eficazes que são fundamentais para melhorar o desempenho e a velocidade. Uma das práticas mais importantes é a compressão das imagens exibidas no site, que pode ser feito sem comprometer a qualidade das imagens, e entregar um site com carregamento mais rápido.

Além disso, algumas técnicas de limpeza de cache podem reduzir o tempo de carregamento dos usuários que já acessaram o site antes. Outra técnica muito usada é a Minificação de arquivos CSS e JavaScript, que contribuem diretamente com a velocidade do site. Mais um ponto importante é a escolha do provedor de hospedagem, que pode contribuir com a melhora do desempenho do site.

Taxa de rejeição (Bounce Rate):

Definição de taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica muito importante que mede a porcentagem de visitantes que acessaram uma página do site e saíram sem interagir ou navegar entre outras páginas. A taxa de rejeição alta pode indicar problemas com a experiência do usuário ou até mesmo com o conteúdo, que pode não ser o que o usuário estava buscando, o que fará ele abandonar o site rapidamente.

Causas da alta taxa de rejeição

Muitos fatores podem causar uma alta taxa de rejeição no site. Conteúdo sem relevância, site desorganizado ou de baixa qualidade afastam o usuário do site. Além disso, o tempo de carregamento é diretamente ligado com a taxa de rejeição, já que como falado anteriormente, uma página de carregamento lento pode afastar o usuário antes mesmo de visualizar o conteúdo. Em resumo, toda a experiência do usuário ao navegar nas páginas do site está relacionada diretamente com essa métrica. 

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Taxa de conversão:

O que é a taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de usuários que executam alguma ação específica, como compras, inscrições em newsletter, downloads de material, entre outros, relacionado ao total de visitantes do site durante um determinado período de tempo.

Tipos de conversões (vendas, inscrições, downloads, etc.)

Existem diversos tipos de conversões que podem acontecer no site, e elas podem variar de acordo com a estratégia do site ou empresa. Quando pensamos em um e commerce, por exemplo, a conversão mais comum é a venda de produtos. Já em um portal de conteúdo ou blog, as conversões incluem inscrições em newsletter para fidelização de leitores, downloads de materiais e até mesmo preenchimento de formulários de contato. 

Número de visitantes únicos:

Importância de monitorar os visitantes únicos

É fundamental o acompanhamento do número de visitantes únicos na hora de avaliar o desempenho de um site. Essa métrica representa a quantidade de usuários individuais que acessaram o site dentro de um período, sem contar as visitas repetidas. Analisando essa métrica, pode-se obter insights sobre o alcance do seu site e o tamanho da sua audiência. Ao acompanhar essa métrica, podemos identificar o crescimento ou declínio do tráfego ao longo do tempo.

Como rastrear o número de visitantes únicos

Existem algumas ferramentas que podem ser usadas para monitorar o número de visitantes únicos de um site, como o Google Analytics, por exemplo. Através dessas ferramentas, você pode obter dados sobre o tráfego do seu site, como o número de visitantes únicos.

Taxa de cliques (Click-through Rate – CTR):

O que é a taxa de cliques

A taxa de cliques, também conhecida como CTR, é uma métrica muito importante para analisar o desempenho de campanhas e anúncios. Ela mostra a porcentagem de cliques em relação ao número de vezes que a campanha foi exibida, ou seja, mostra o quanto o seu conteúdo está atrativo para o público.

Como calcular a taxa de cliques

CTR = (Número de cliques / Número de impressões) * 100

Por exemplo, se um anúncio foi exibido 1000 vezes e recebeu 50 cliques, o cálculo do CTR seria: (50 / 1000) * 100 = 5%.

Novos Usuários

O que são novos usuários?

A métrica “Novos Usuários” refere-se ao número de visitantes que acessaram seu site pela primeira vez durante o período de tempo analisado. Esses usuários são aqueles que não haviam interagido com o seu site antes, dentro do período definido.
Essa métrica pode ser usada para compreender a forma que você está atraindo novos usuários para o seu site, avaliando o desempenho do marketing, a eficácia das estratégias de aquisição de tráfego e para avaliar também o crescimento da base de usuários ao longo do tempo.

Mesmo usuário classificado como novo e retornante:

Normalmente, o mesmo usuário não pode ser classificado como “Novo Usuário” e “Retornante” ao mesmo tempo. Porém, alguns casos e configurações específicas podem gerar essa contradição nos relatórios. Confira os casos que podem gerar contradição:

1. Intervalo de tempo: Caso o intervalo de tempo seja muito curto (minutos ou horas), pode acontecer uma sobreposição entre novos usuários e retornantes, resultando a contradição
2. Configuração de Cookies: Os cookies são usados pelo Google para rastrear os usuários. Caso o usuário use um navegador que bloqueia cookies ou limpa os cookies a cada sessão quando acessa o seu site, o Analytics pode não conseguir rastrear a continuidade do usuário da forma correta, gerando a classificação contraditória.
3. Redirecionamento e Domínios Diferentes: Quando há redirecionamento entre diferentes domínios e subdomínios, pode ocorrer interferências na no rastreamento do comportamento do usuário.
4. Problemas de Implementação: Se o código de rastreamento do Google Analytics não for implementado da forma correta no site, ou se houver algum conflito com outros scripts, pode haver divergências no rastreamento.

Qual a diferença entre usuários, visualizações e sessões no Google Analytics?

O que é Sessões?

As sessões são as atividades realizadas por um usuário dentro do site em um determinado período. Uma sessão começa quando o usuário acessa o site e é finalizada após 30 minutos que nenhuma atividade do usuário foi registrada, ou seja, quando o usuário sai do site.

O que é PageViews?

PageViews (ou visualizações de página) é referente a cada vez que um usuário visita uma página do site, ou seja, se um usuário acessa 5 páginas, ele gerará 5 PageViews. Outro exemplo seria se 5 usuários diferentes acessarem a mesma página, isto também geraria 5 PageViews.

O que é Usuários?

Um Usuário é qualquer pessoa que visita o site, sendo divididos em novos usuários (nunca visitaram seu site antes) e usuários recorrentes (que já visitaram seu site anteriormente ao menos uma vez).

Conclusão

Para atingir nossos objetivos e alcançar nosso público no digital, precisamos estar atentos ao desempenho do nosso site. Através das análises das métricas apresentadas neste post – tempo de carregamento, taxa de rejeição, taxa de conversão, visitantes únicos e taxa de cliques – conseguimos identificar oportunidades de melhoria e aumentar o desempenho do nosso site. Através da compreensão e otimização dessas métricas, podemos impulsionar o site e alcançar melhores resultados. 

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Publicado por
Vinicius Klippel